domingo, 1 de novembro de 2009

Tudo muda

Licao do dia: nao confiar em mapas rodoviários! rs

Estamos, ja, de saída para Colonia de Sacramento, onde espero ter um pouquinho mais de tempo para escrever sobre a viagem.

Agora, so vou fazer um pequeno relato...rs...

Bem... se os dois primeiros dias foram de calor intenso, o terceiro foi absolutamente diferente. Saimos por volta das 8 horas de Paysandu, o tempo estava nublado e muito ventoso... Alguns quilometros na estrada principal (ruta 2, se nao me engano) e dobramos para uma secundária, rumo a Mercedes. A estrada estava bem vazia, mas era ruim, cheia de buracos, mesmo em cima da pista (ate porque nao havia acostamento! rs). O vento ficou contra, mas fraco... assim, nao estavamos pedalando tao rapido como nos dias anteriores.

Por volta do km 40, chegou a tempestade! O tempo fechou mesmo, tudo escuro, tivemos que ligar as luzes (e eu coloquei a capa de chuva). O vento contra aumento. Fomos assim ate o km 58, sem muita velocidade, quando chegamos em um posto (a chuva ja havia parado). E o unico posto de combustiveis entre Paysandu e Mercedes, que fica a 135 km. Havia tambem uma vendinha, no km 43 (estava aberta quando passamos, mas lembrem da sesta... dependendo do horario, pode nao funcionar).

A partir dali, a estrada melhorou e o vento ficou a favor. Pedalamos muito rápido ate o km 103, mais ou menos (acho que fizemos o trecho total, incluindo a parte lenta e a rapida, em 4h50min, exatamente uma hora a mais que no dia anterior, para a mesma quilometragem...), e ai chegamos no entroncamento para Mercedes. Foi fazer a curva e bateu um vento que quase nao me deixava pedalar... as descidas (das boas) eram feitas a 18 km/h!! Logo depois da curva, completamos os 400 km pedalados, ou seja, cerca de 1/3 da viagem.

Foram os 15 piores km de pedalada (talvez da minha vida! rs) ate Mercedes. Paramos na entrada da cidade para avaliar as coisas, pois as informacoes de distancia do mapa nao fechavam com o que haviamos pedalado, entao nao tinhamos ideia de quanto ainda teriamos de andar... e ja eram cerca de 4 horas da tarde... Poderiamos tentar algum hotel por ali mesmo (mas os que eu havia encontrado na internet nao tinham vaga, em funcao do feriado...), o que nos daria um trecho maior para o dia seguinte (nao sabiamos exatamente qual, pq no mapa era uma coisa, e, segundo uma placa, 180 km...) ou ir para Dolores, onde havia reserva de hotel, e menos pedal para o outro dia... mas seguir os cerca de 40 km previstos pelo gps (que tb nao estava assim tao preciso) com aquele vento seria terrível! Resolvemos seguir.

Nao havia placa de indicacao para dolores, entao paramos num posto, onde obtivemos a informacao e seguimos. FOI A MELHOR OPCAO. O vento ficou a favor e a estrada E LINDA! Foi o melhor trecho pedalado...

Mas, para finalizar, adivinhem: nos ultimos 5 km, voltou a chover (era, na verdade, tempestade!), tudo preto, os pingos chegavam a doer...

Chegada em Dolores: 172 km! Nao confiem no mapa 4 rodas Mercosul! rsrsrs...

Tudo bem, so ensopados e cansados (eu, pelo menos, em funcao do vento contra). Para mim, foi mais cansativo que nos dias de sol intenso, canso muito de pedalar lentamente... Para o Alex, o dia foi melhor, porque a temperatura estava mais amena, e a chuva as vezes tambem ajuda (eu passei frio no ultimo banho, pq nao quis colocar a capa...)

Mercado, jantar e cama...

Dolores é uma cidade pequena, °"el granero de Uruguay", com fazendas muito bonitas (a cidadezinha tambem).

Hoje seguimos para Colonia de Sacramento, que deve estar entre 108 km e 150 km (segundo nossas diversas fontes...rsrs), onde ficaremos por dois dias.

!Suerte!

2 comentários:

  1. eu e o frajola até comentamos com o alex, se chovesse e tal hehe.. eu só quero ver as fotos depois, tirem bastante hein? beijos

    ResponderExcluir
  2. Entao. Já pegamos dois dias com chuva... Legal é que so no primeiro dia, algumas coisas molharam, mas ficamos com a maior parte das roupas secas. Ontem, nada molhou. Entao, tudo bem! Chegando no hotel, o negocio e tomar um banho quente e botar uma roupa seca! Serao muuuitas! rsrs... So que nao conseguimos postar agora, nao tem como baixar aqui. Onde der, a gente vai colocando alguma coisa. Beijos, se cuidem!

    ResponderExcluir