sábado, 7 de novembro de 2009

Off Road


Licao do dia: "O bom da vida é que os planos podem ser refeitos!"

Frase de hoje (duas):
"E por ali sao 11 km de estrada de chao!" (A)
"Nao é que o oráculo estava certo?" (S) (voces enderao mais tarde,quando eu falar sobre o oraculo...

E nao é que, já no final da viagem, ganhamos o dia perfecto?

Pois entao… como eu tinha dito anteriormente, acordei de madrugada com o forte vento. Depois do amanhecer, durante o café, ainda nao sabiamos como seria, mas nao confiavamos em nada muito bom… A boa notícia é que estava frio e nublado.

Mas logo na partida ja tivemos uma boa impressao: o vento, um pouco lateral, e forte, estava ajudando!

Pedalamos a beira mar em um belìssimo trajeto, seguindo pelo norte de Punta del Este, passando pelas praias de aguas revoltas, com todo aquele vento, passando por La Barra e rumando para José Ignacio…

O vento so melhorou! Tinhamos, entao: forte vento a favor (sudeste), as vezes um pouco lateral, frio e sem sol!

Saimos um pouco as cegas. Acontece que, no mapa quatro rodas,nao havia nenhuma estrada ligando Punta del Este a La Paloma; o GPS tambem indicava seguir pela estrada principal, Ruta 9,que liga Montevideo ao Chuy, e nao pelo litoral (beira-mar); mas tinhamos outro mapa,uruguayo,e tambem informacao de um atendente do hotel,de que havia a ruta 10, beira-mar,so que nao dava para chegar em La Paloma, por causa de uma baia… seria preciso fazer uma volta, antes de chegar em Jose Ignacio, saindo em directo a Ruta 9 e depois voltando…

Com essas informacoes, seguimos pelo litoral, ruta 10. Como disse, estrada belíssima,costeando as aguas… Ate que chegamos em Jose Ignacio, no empalme (trevo) que levava ao vilarejo, 37 km rodados, e paramos em um posto ANCAP. Enquanto fui ao banheiro, o Alex perguntou pelo caminho… Quando cheguei, ele disse: “Da para ir por ali, tem uma balsa que leva ate La Paloma…só que sao 27 km de estrada de chao…” Eu pensei comigo mesma “nao dá… vamos ter que fazer a volta”, enquanto ele engatou: “E por aquí,sao 11 km de estrada de chao!!”!!. Ou seja: nao tinhamos muita alternativa. Voltar (cerca de 20 km) era algo impensable, seria contra o forte e aumentaria o trajeto em uns 40,50 km… O negocio era fazer, de speed, um off road!

Escolhemos o trecho menor, de 11 km, e nos tocamos! O legal foi que,mesmo de chao,a estrada estava ótima, e foi praticamente só nossa, vazia! E o ventao a favor, cegamos a 27 km/h nela, acreditam?

Logo cegamos a ruta 9, e o vento so ajudando! No km 74, resolvemos parar e comer alguna coisa, mesmo sem sentir cansaco algum… E foi la que os planos mudaram!

EStavamos, como sabem, indo para La Paloma. Dariamos a volta na ruta 9, indo ate Rocha, depois voltando para a ruta 10, rumo ao litoral…Mas isso significava: 1) pegar o forte vento contra por uns 30 km,ate chegar a La Paloma; 2) que chegariamos meio tarde,talvez la pelas 17 horas, para ja ter que partir no dia seguinte; 3) que pouco aproveitariamos La Paloma, uma praia, ja que estava frio e que chegariamos no entardecer…

A primeira ideia foi: pedalamos ate Rocha, ficamos em um hotel, amanha vamos para o Chuy (faltariam uns 130 km…). Mas o pedal estava tao favorable, que mudamos novamente, e resolvemos seguir ate Castillos, cerca de 54 km adiante…Assim fizemos…

Estava tudo tao bom que,quando chegamos no km 100, era como se nao tivessemos pedalado praticamente nada…Alem das condicoes favoraveis do tempo,a ruta 9 esta bem boa,e quase nao tinha movimento.

Entramos na cidade de Castillos com 150 km pedalados, buscando por um hotel indicado no GPS. Andamos mais 4 km ate o centro… A cidade parece o velho oeste, tudo cheio de pó, super pequena… Mas foi bem legal chegar!

Imaginem so o contraste: num dia, em Punta Del Este, super-chique, vendo a Loja da Louis Vutton; no outro, em Castillos, procurando alguna venda onde pudessemos garantir o que comer! Rsrsrsr…. E tudo percorrido com nossas proprias pernas!

O pedal nos da a chance de ver os lugares de outro modo…e nos permite chegar a lugares nunca antes pensados… de que outro modo estariamos aquí? Nunca seria uma escolha… Mas aconteceu! E é muito legal poder ver as pessoas...

O hotel,embora pareca assustador por fora (rsrsr), é muito bom! Lembramos, inclusive, de nossa chegada em Chillán, no Chile, em maio…rsrsrs…Encontramos um mercado,temos provisoes, e amanha seguiremos rumo ao Chuy!

Pedalamos, hoje,154 km…com isso,cortamos umdia de viagem, faltam aproxidamente 70 a 80 km para o Brasil! A ideia é chegar por la amanha, dar uma passeada, e voltar para casa segunda!

Nos esperem com uma grande salada!! SEM AMIDO! rsrsrsr

5 comentários:

  1. Além da salada, pode ter churrasco? hahahahahahhahah

    ResponderExcluir
  2. Ola Pessoal
    Acompanhei a viagem de vcs pelo blog, parabéns. Gostaria de entrar em contato, meu e-mail é acruzsi@uol.com. br. Ps Sou Alfredo, o funcionario da Aduana.

    ResponderExcluir
  3. Então, Jordi! Proteínas já repostas, ok, ok... Pelo menos a salada foi super-bem garantida.

    Oi, Alfredo! Que legal! É sempre muito bom quando a gente encontra pessoas afins, com os mesmos interesses! Vamos, sim, manter contato! E você continua pedalando? Podemos combinar alguma coisa! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Estou acompanhando este blog pq gostei do conteúdo. Uma viagem pelo Uruguai é plano para o futuro, e as informações que estou "pegando" aqui serão muito úteis. Parabenizo pelo blog e pela viagem! Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Andarilho! Que bom! A idéia dele era poder compartilhar um pouco da experiência ciclística... Foi uma viagem muito legal, permitiu ver o mundo em outra velocidade... Podemos ir conversando! E, se quiser mais informações, é só pedir (e-mail ou aqui mesmo). Vou seguir alimentando o blog, apesar da viagem já ter terminado, porque outras virão! rs... Abraços!

    ResponderExcluir