sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A curva !

O dia prometia... Acordamos cedo, foi a primeira vez que um hotel oferecia cafe da manha antes das 7horas. As 6h30, estavamos la, preocupados em nao deixar faltar combustivel! rsrs...
Fazia frio e estava nublado. Para melhorar, as bandeiras do hotel, perfeitamente visiveis do salao do cafe, estavam completamente caidas, o que significava: NAO TEMOS VENTO!

Malas arrumadas, partimos. O tempo estava, realmente, otimo! O Alex ate botou o manguito!! Fomos curtindo a saida de Montevideo, a beira do Rio de La Plata. Lindo!

Depois de alguns quilometros, o Alex comentou: "Isso era o que faltava! Para mim, Montevidéo é muito melhor que Buenos Aires!!". Acho que ele tem razao.Claro, Buenos Aires é mais cosmopolita, mas Montevideo é muito mais simpatica, e tem aqueles cerca de 25 km de orla, que conhecemos de ponta a ponta, pois chegamos por um lado e partimos pelo outro. Além disso, a beleza das cidades também é feita das pessoas, e acho que os uruguaios, mesmo os da capital, neste ponto superam em muito sus hermanos do outro lado do Plata... Só fiquei em dúvida na comparacao com Santiago do Chile, que além dos chilenos, conta com a cordillera, ao lado... Enfim, fomos falando sobre as capitais del sur...

A viagem fluia tao, mas tao tranquilamente, que quase nao viamos o tempo passar. Sao cerca de 40 km, talvez um pouco mais, de paisagem urbana, a grande Montevideo e as cidades do entorno...Em uma delas, cujo nome nao lembro agora (mas depois descobrirei), conhecemos uma fantastica loja de acessorios e consertos de bicletas, do Rafael Faccioli. Mais tarde faco a propaganda. Na beria da estrada, uma tenda com equipamentos... Muito interessante, tive que parar! O Alex, que estava mais a frente, voltou, e vimos que havia uns coletes refletivos, que sempre procuramos para pedais noturnos... Perguntamos o preco: R$ 7,00 a unidade!!! Compramos 3 e, de brinde, ganhamos uma boa conversa com o Rafael que, alem de dono da lojinha, tambem pedala, e nos contou que havia feito cerca de 600 km, com um grupo, no feriado do dia 2, no centro do Uruguay. Me passou o cartao, eu dei o endereco do blog. Rafael,se voce passar por aqui, vamos ver se marcamos um pedal brasiguaio!!!

Fomos adiante. E, como eu dizia, muito leve o pedal! Só uma coisa me preocupava: em duas ou tres oportunidades, apareceu aquela famigerada plaquinha:proibido transito de bicicletas! Eu me perguntava: bem, se nao pudermos ir por aqui, por onde iremos? Mas nada aconteceu, e mesmo os locais de bike, que sao muitos, ignoravam a proibicao... Ate o quilometro 40,foi como se nao tivessemos pedalado nada. Paramos para uma fotografia com uma placa, o Alex olhou para o meu ciclocomputador e disse: "Nós já pedalamos tudo isso?". Pois é: tinhamos pedalado mesmo!

Estavamos tao descansados que passamos por um posto, e nem cogitamos parar. Eu sugeri uma parada, meio obrigada, no km 70, mesmo que estivessemos bem. Temos feito isso em todos os trechos: paradas obrigatorias, para pequenos descansos e alimentacao (fora o trecho 1, em que nao tinhamos comida! rsrs). A viagem, na verdade, tem servido como um aprendizado para distancias muito longas, ou periodos muito longos de viagem em que dependemos exclusivamente de nossos corpos: é preciso saber dosar,é preciso poupar. Mesmo que estejamos muuuito bem, convém nao exagerar muito na velocidade, mesmo que nao estejamos com sede, convem beber liquidos, mesmo que nao estejamos com fome, convem comer alguma coisa calorica, mesmo que nao estejamos cansados, convem parar... Tudo para que estejamos sempre bem! E esse dia, especialmente, foi assim: estavamos sobrando, mas viemos com toda a calma do mundo...rsrs... curtindo, mesmo, a viagem.

Parada feita, comemos algumas castanhas e amendoas com passas de uva e abacaxi, alem de suco e agua. Eu adorei a mistura das passas com as castanhas, amendoas e passas: super-calorica, mas nada pesada, portanto perfeita para seguir pedalando com energia! rsrsr...

Um pouco antes da parada, as coisas mudaram um pouco. O vento, que no inicio nao existia e que depois surgiu bem fraquinho, comecou a ficar mais forte. E contra! Mas a paisagem era tao bonita, e a estrada tao boa, que nao nos abalamos. Alias, o vento estava, tambem, um pouco mais fraco do que nos outros dias.

Ah, sobre a estrada: praticamente todo o trecho é duplicado, o acostamento é bom, e mesmo sendo proximo da capital, nao ha movimento muito grande, nada proximo de nossas estradas. Alem dos motoristas, extremamente educados!

Com um pouco mais de esforco, fomos adiante.Contra o vento, mas com o dia a favor! rsrs...

Assim, sem sentir muito o tempo e a distancia, chegamos em Punta Ballena (aquela, mesma, que da nome ao melhor alfajor do mundo!! rs), onde nos surgiu a primeira grande subida do trajeto. De seu topo, tivemos a primeira vista de Punta del ESte, foi algo bem emocionante. Era nosso ultimo trajeto mais longo, provavelmente nao teremos mais nenhum que supere os 100 km.

A partir dai, fomos curtindo a paisagem,e tirando mil fotos! No km 134, entramos na zona urbana... e fomos pedalando por toda a punta, dando a volta, fazendo turismo, para so depois irmos para o hotel.

Ao fazer a curva, literalmente saimos da orla de agua doce(Rio de La Plata) para a de agua salgada (Oceano Atlantico). TEndo descido os rios, agora vamos subir o oceano! rsrsr

A noite estava bem fria, mas - oba, oba!! - o hotel tem piscina termina e sauna! Assim, terminei meu dia as 11 horas da noite, entre uma piscina quentinha e uma saunda relaxante...rsrs...

Com o esfoco cumulado, tive um pouco de dor no joelho direito...Lembrei de um relato que li, de um aventureiro que fez de Brasilia a Buenos Aires, de caiaque (onde havia agua, obvio...rsrs) e queria descer o Rio da Prata,indo depois pelo mar ate Porto Alegre e Floripa. Foi barrado no Uruguai, por falta de autorizacao para ir pelo mar, entao comprou uma bike, mandou fazer um reboque, colocou o caiaque e seguiu por terra. Viajando sozinho, conversava com partes do seu corpo, que tratava como um pelotao.La pelas tantas, registrou: "Hoje, o soldado J.D. recuperou-se. O batalhao esta completo, denovo!". J.D. era o joelho direito! rsrsrsr...Espero que o meu soldado J.D. esteja recuperado, para que o batalhao, completo, possa seguir na guerra amanha, quando rumamos para La Paloma, sem saber ao certo a distancia.