sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Viagem ao fim do mundo!


Licao do dia: nem todo o planejamento do mundo pode impedir que enfrentemos nossos destinos!! rsrs


Tudo planejadinho, desde a saída de casa... mas uma serie de coisas foram dando errado, ao longo do dia de partida, e acabou que nao saimos para Uruguaiana, como previsto, para partir cedo no dia seguinte. Como só nos liberamos muito tarde, resolvemos ficar e partir no dia seguinte. Entao, acabou sendo: acordar as 5 da manha, partir para Uruguaiana, chegar, comprar pesos uruguaios, ir para Barra do Quaraí, colocar as bikes no chao, passar pela aduana e, finalmente, partir! Adivinhem: isso acabou acontecendo as 12h45, horário brasileiro, 11h45, horário uruguaio.


Mas antes da partida propriamente dita, há alguns registros interessantes.


Primeiro: tomamos café as 5 da manha, antes de sair. As 9h30, em Uruguaiana, por insistencia minha, passamos em um posto e fizemos um lanche (tinha medo de nao encontrar nada em Barra do Quaraí).


Segundo: na aduana, conhecemos um funcionário muito legal, que nos contou que varias pessoas passam por ali, com histórias interessantes. Ja havia conhecido gente que estava fazendo toda a America Latina de bicleta! O que revela que nós somos fichinha!! rs. Tambem nos contou de suas proprias aventuras, de bike e moto: havia feito do Cassino ao Chuí, de bicicleta, pela areia, e o Chile de moto.


Bem, bem, vamos a viagem.


Na aduana brasileira, tudo tranquilo, fizemos a declaracao, trocamos de roupa e saimos. Atravessamos a ponte e chegamos a aduana uruguaia, onde fizemos o registro de entrada.


"!Si, por supuesto!" - foi a resposta que tivemos de um funcionário da aduana uruguaia, quando perguntamos se havia alguma "estación de servicio" nos quilometros que nos separavam de Salto, o destino planejado para o dia.


Estava muito, mas muuuito quente. E saimos no pior horario! Mas tudo era festa, naquele momento. O inicio foi incrivelmente plano, como eu nunca tinha visto nos pedais no Brasil. Com vento a favor! O pedal fluia muito tranquilamente, estavamos muito rapidos! rs. Por volta do km 30, comecaram a surgir algumas ondulacoes, mas nada nem proximo de Ijui! rs. Entre o km 50 e o km 100, elas aumentaram um pouco, mas nada assustador, pelo contrário, ainda mais com vento a favor.


Ah, e quase nenhuma viva alma na estrada, nem casas no entorno, o que nos permitiu pedalar quase todo o trajeto na pista, sem nenhum risco, o verdadeiro paraiso do ciclista!


La pelas tantas, disse o Alex: "estamos indo para o fim do mundo!!". E parecia...


Mas havia tres problemas: 1) sol intenso; 2) aquele lanche das 9 horas foi nossa ultima refeicao antes do destino; 3) falta de agua.


Pois e... o tal posto de gasolina, estacion de servicio, que nos havia prometido o funcionario da aduana SIMPLESMENTE NAO EXISTE entre Bella Unión e Salto! Nao ha nenhum posto na ruta, somente em cidades que exigem sair dela. Ha um pequeno vilarejo onde se encontram dois botecos, mas adivinha: passamos por la na hora da sesta, entao estava tudo fechado! La pelo km 80, encontramos um caminhao parado que foi nossa salvacao: o motorista nos avisou que nao havia nada, nenhum posto adiante... e nos deu AGUA!! (quente, mas água...rs). Ironicamente, um caminhao que transportava gado... o que tambem revela nosso desprendimento e absoluta necessidade, pois a caixa de agua ficava abaixo dos animais...rsrsrsr...


Reabastecidos, seguimos, ainda sob sol forte. Seguindo orientacao do motorista amigo, paramos no Rio Arapey, e descemos ate ele, ficamos embaixo da ponte dando um tempo. Paisagem linda, foi bem legal. Retomamos o pedal por volta das 5 horas (uruguaias), mas o sol ainda estava muito forte.


Sem comida, dividimos os dois saches de gel que eu havia levado... Eu nao estava com fome, mas o Alex sim! rsrsrs.... Ai, ele foi ficando cansado, cansado... Paramos um pouco mais adiante, de novo, e comecamos a racionar a agua, que ja estava faltando de novo...


Agora ja esta na hora de eu ir dormir, porque amanha, sim, devemos partir cedo (licoes aprendidas!!), entao conto em mais detalhes os dias depois.


Em resumo, por enquanto, o fato é que chegamos em Salto por volta das 20 horas uruguaias, ja escuro. Tinhamos hotel reservado em Termas de Dayman, 10 km adiante, mas resolvemos nao ir. Conseguimos um hotel legal em Salto, finalmente jantamos (saimos da janta as 12h30, mais ou menos) e cama!

2 comentários:

  1. como vocês estão? quantos km falta para terminar? estão sofrendo muito? qual era os problemas que tinha acontecido?

    beijos Mateus e Luciane.

    ResponderExcluir
  2. Oi!! Um pouco cansados, mas tudo bem. Estamos mais ou menos no km 470. Ao todo, serao 1.200 km. Faltam uns 730 km... Hoje, vamos para Colonia de Sacramento, onde ficaremos dois dias. E tem chuva! rsrs... Bjs

    ResponderExcluir