terça-feira, 27 de outubro de 2009

Planejamento metódico-desorganizado

Algum tempo sem escrever (mas não sem pensar...rs) sobre a viagem, volto com um acúmulo de temas, informações e, sobretudo, dúvidas! (rs)

Viajar por uma país estrangeiro, por um período relativamente longo e utilizando um meio de transporte nada convencional, para a distância, exige que se passe por uma série de pontos, que vão do trajeto ao clima, passando por alimentação, assistência médica, hospedagem, bagagem, alfândega...

Enfim, uma série de coisas que precisam ser, no mínimo, pensadas, para que exista chance de êxito! rs...

Eu - vocês me conhecem - adoro viagens não planejadas, em que se vai curtindo o caminho, sem lugar certo para parar... Mas, nesse caso, preferi não arriscar, e cedi ao (parcial...rs) planejamento. Embora possa parecer paradoxal, sou uma desorganizada metódica, então dividi a necessidade em alguns pontos (alguns dos quais já enfrentados, em pormenor - papel de minha parcela obsessivo-compulsiva - outros ainda não - papel da parte confusa de minha personalidade...rs):

1. Aduana - ainda pendente (rs), exige algumas providências para entrada no país vizinho de alguns bens, como eletrônicos, para que depois o reingresso não seja problemático;

2. Hospedagem - embora já houvesse definição quanto às cidades prováveis de parada, não havia me preocupado com o local de hospedagem... até ontem, quando me dei conta que parte da viagem é atravessada por um feriado!! Assim, optei por fazer reservas de hotéis, para evitar problemas (que já se apresentavam, pois no feriado foi bem difícil...rs), e também porque a medida pode ser um grande estímulo ao cumprimento dos trajetos previstos (rs)! Também foi interessante fazer isso, porque algumas modificações no roteiro tiveram de ser feitas, dada a dificuldade de conseguir hotéis em determinadas cidades... As reservas estão, digamos, 70% feitas, até Montevidéo. Devo finalizar as demais hoje.

3. Alimentação - a opção é a de prover a alimentação nas cidades de parada, pois ficaria complicado carregar muita coisa... Ainda assim, pretendo levar alguns sachês de gel, para os períodos de pedalada mais longa. Estou com um pouco de medo de me dar muito mal, e ter de viver só de medialunas e alfajores, naquela terra de carnívoros!! (rsrsr)

4. Clima - no período em relação ao qual já há previsão, registra-se grande variação de temperatura, que deve oscilar entre 10º e 35º C. Isso exige que se pense em roupas de ciclismo e "roupas normais" para o calor e no frio. Para o pedal, pretendo levar uma bermuda, uma calça, duas blusas, manguitos e duas jaquetas (corta-vento e chuva). Para a "vida social" (rs), absoluto minimalismo: duas camisetas dry fit manga curta, uma manga longa (porque elas secam rápido), duas calça legging e um mini-vestido de malha (pequenos e leves) e uma jaqueta (leve), além de um tênis. Pode parecer muito, mas, como sou pequena, e as opções são todas de pouco volume e peso, no final tudo vai caber em um pequeno alforje!! Se vocês duvidam, vou fotografar amanhã, quando a mala estiver pronta! rsrsr... A parcela masculina ainda não está definida, mas deve ser ainda menor, em peças, porém maior em volume (há suas desvantagens, no tamanho...rs).

5. Bagagem - a bagagem deve ser muuuuito leve, pois serão muitos quilômetros a percorrer. A opção foi usar um bagageiro, com um alforge, e uma pequena mochila de hidratação (com alguns compartimentos extras). O peso deve se concentrar no alforge, e não ser muito expressivo. Minimalismo, como disse, em tudo, o que implica abandonar certas vaidades (bem, bem... acho que isso não é nada difícil para mim, não acham?). Poucas roupas e sempre leves. Alguns itens básicos de higiene (a imprescindível escova de dentes!!, protetor solar e... pelo menos um creminho!! rsrsr), medicamentos (para dor...rsrsrs) e líquidos! Acho que era isso!! Vamos ver como nos saímos.

6. Assistência médica - por via das dúvidas, foi feito um seguro de viagem, contemplando assistência médica, farmacêutica e eventual remoção para o Brasil... espero que seja um absoluto desperdício de dinheiro!! rsrsr...

Aos poucos, vou contando, em mais detalhes (ehhh, pessoinha que escreve, essa! rsrs), sobre esse planejamento meio concentrado e frenético dos instantes que antecedem o momento da partida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário