quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A navegadora e o oráculo


Sou a navegadora. Sempre fui! Adoro mapas, tenho uma sinergia com eles... Em todas as viagens, defino trajetos, traço rotas, encontro-me nas ruelas das cidades e nas estradas que as ligam. Tenho o hábito de comprar mapas de todos os lugares por onde passo (aliás, nesta viagem foi um verdadeiro sacrifício ficar sem eles, que representariam, a cada novo puerto, peso a mais! rsrs). Compreendo-os com exatidão, raramente me perco, minha localização no espaço geográfico a partir de sua síntese em um plano geralmente é muito boa. Tanto assim que, nas corridas de aventura que virão, a equipe já sabe que essa função é minha, serei a responsável pela orientação, ninguém discute!! Rs...

Pois bem... acontece que essa relação deu-se, sempre, de modo tradicional, com as versões impressas e a serem interpretadas. A magia das rotas estava em minhas mãos! rsrsrs... Até que, há pouco tempo, compramos um gps, para bikes e trail runs de maior distância, em terrenos inóspitos (costuma ser exigência da organização...). E o tal do aparelhinho passou a fazer suas previsões: trajetos ideais, distâncias, tempo do percurso, lugares úteis nas proximidades... Ou seja: tirou a magia de minhas mãos!

Apelidei-o de oráculo. Pelo menos sou a responsável por carregá-lo e consultá-lo. Durante a viagem, quando surgia alguma dúvida sobre para onde seguir, eu parava e dizia, em tom grave: "Vamos ver o que diz o oráculo...".

E tenho que reconhecer: ele foi bastante útil e deu informações geralmente confiáveis, mesmo quando não acreditávamos. Como quando deveríamos decidir sobre como ir de Punta del Este a La Paloma, e ele dizia "ruta 9, ruta 9" (programado que estava para seguir somente estradas asfaltadas), enquanto havia, no mapa impresso, a ruta 10, mais curta, pelo litoral, supostamente asfaltada... Seguimos pela ruta 10 e o resultado é conhecido: lá estavam os 11 km de estrada de chão... O oráculo estava certo!! Rsrsrs...

Claro que ele não é assim tão preciso, e as vezes dá sugestões erradas. Nessas circunstâncias, nada como o recurso a um bom e velho mapa.

Além disso, com suas informações objetivas, não poderia prever que, as vezes, seguir pelo caminho diverso pode ser muito mais prazeroso, como foram os tais 11 km fora de ruta...

Então, conservo ainda um certo poder! Como me apossei dele, sou o canal de comunicação com o universo das previsões... Por enquanto, o domínio de suas funções é meu, me cabe interpretar e avaliar seus erros e acertos, bem como recorrer ao método tradicional, se necessário!

O problema é que o Alex, no último dia de viagem, resolveu começar a aprender... furtivamente, retirou o oráculo de seu pedestal e começou a consultá-lo, tentando decifrar sozinho suas mensagens. Chegou ao ponto de me perguntar como acessar alguns recursos!! Acho que terei de rever algumas coisas: o manual deverá ser queimado e as baterias guardadas em local incerto e não sabido! Tudo em nome da magia!

Ele pode ser o oráculo, mas eu ainda serei a navegadora! Em último caso, pelo menos a fotógrafa! Rsrs...

3 comentários:

  1. oie Si,

    Já estou até pensando em te chamar para dar uma palestra aqui em Poa, sobre está viagem!! Deve ter sido uma aventura e tanto!!

    abraços, ninki

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ninki!! Foi muuuito legal! Podemos conversar... E há público para isso?

    Como foi o 200? Estou me programando par ao próximo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Claro que tem!! Cicloturismo é um assunto que interessa a todos! E eu estou pensando em fazer pequenas "falas" sobre o assunto antes do briefings das provas.
    O 200, foi tranquilo, fora o vento é claro!! Faltou vcs!! Mas em março a gente se ve!!

    abraços, ninki

    ResponderExcluir